terça-feira, 15 de maio de 2012

Dentro do Titanic

                                                                    Dentro do Titanic
No Titanic havia, 1salão de jantar da primeira classe deck D. 2salão de jantar da terceira classe deck F. 3salão de estar da primeira classe deck A. 4sala de leitura de primeira classe deck A 5convés de passeio das suites B-31, B-33 e B-55 deck A. 6"academia" de primeira classe convés superior. 7cúpula da Grande Escadaria 8Banho turco para a primeira classe 9Grande Escadaria de proua da primeira classe convés superior. 10Recepção e sala de musica de primeira classe deck D. 11convés de passeio da primeira classe deck A. 12picina de primeira classe deck F.

                                        2ª Classe

No salão de fumantes da segunda classe(deck D) era digna só para os homens, tinha paredes de carvalho esculpido com moveis tambem de carvalho estofados com couro marroquino verde-escuro e no canto um bar com bebidas e um lavatório para o maximo conforto, suas mesas eram aparafusadas no chão.
Salão de jantar da segunda classe servia três refeições por dia em um ambiente com paineis de carvalho e longas mesas com cadeiras giratórias e aparafusadas no chão revestidas com couro vermelho, era um ambiente agradavel com flores frescas e serviço de prata.

A Biblioteca de segunda classe(deck C) tambem servia como salão principal para os passageiros, a biblioteca era decorada com um estilo Colonial Adams, e era a unica sala do navio com estilo americano não européia.
       


            Salão de jantar e resepção da 1ª classe

 A Recepção era tinha estilo Jacobino com paredes e teto pintados de branco e enriquecidos com painéis e molduras esculpidas. A iluminação era feita por dezenas de lustres encontrados no Salão de Jantar, estes eram feitos de bronze com uma "tijela" de vidro lapidado com formato octagonal.
Entre a Recepção e a Sala de Jantar haviam portas de madeira com uma abertura de vidro. Do outro lado dessas portas ficava uma sala enorme, que ocupava toda a largura do deck D e com capacidade de acomodar mais de 500 passageiros numa só refeição. Sua localização entre as chaminés nº 2 e nº 3 não era apenas uma coincidência, esta localização oferecia aos passageiros o mais suave local disponível a bordo, onde as oscilações causadas pelo movimento do navio eram muito pequenas.O Salão de Jantar foi equipado com um piso de mosaicos de linóleo estampados para se assemelhar a um tapete. No dia de 14 de abril de 1912, o menu incluia Filet Mignon, patinho assado, vinagrete de aspargos frios e pêssegos em Gelatina Chartreuse, servidos em porcelana com o logotipo da White star Line.

                                                     Suites de 1ª classe
  As cabine C-55 localizava-se exatamente junto da Grande Escadaria de proa, no deck C. Esta sala, por sua vez, era decorada no estilo Regência com painéis feitos de mogno polido com apliques de arabescos feitos em bronze dourado. A lareira era, um aquecedor elétrico, sobre a qual havia um relógio vertical de estilo Luís XV feito de madeira, também com apliques em bronze dourado. No canto esquerdo uma pequena escrivaninha com gavetas. As duas vigias (janelas) eram voltadas diretamente para o mar.

 O convés de passeio particular das suítes B52, B54 e B 56, localizado à bombordo do Titanic.
                 












                                      Salão de estar da 1ª classe

O Salão de Estar da primeira classe era localizado no meio do navio, no deck A. Inspirado no estilo Louis XV, muitos dos detalhes, como as luminárias de parede e maçanetas foram inspiradas pelo Palácio de Versalhes. A sala toda tinha um clima britânico, no entanto, os painéis de carvalho com entalhes seguiam o tom natural da madeira, ao invés de serem dourados. Várias escrivaninhas foram organizadas em torno do salão e os cartões postais podiam ser comprados através do atendente responsável. Na parte posterior da sala havia uma grande estante de mogno com centenas de volumes que poderiam ser requisitados para leitura.

                                             Sala de leitura da 1ª classe

A Sala de Leitura(deck A) era decorada no estilo Georgiano, com suaves painéis brancos emoldurados e um mobiliário elegante. Havia uma lareira recostada à parede de fundo onde se dispunha um relógio e acima um espelho oval emoldurado. As proporções geravam um ambiente confortavel onde se lia agradávelmente, escrever, ou mesmo conversar entre amigos. Embora agradável aos olhos, a sala não era tão popular como o esperado pelos designers, os quais consideravam que ela fosse muito grande e foram feitos planos para eliminar a alcova lateral.



                              Café Verandah

O Café Verandah e Palm Court eram duas salas localizadas à ré do Convés de Passeio. O Café Verandah dava a sensação de estar ao ar livre. Enormes janelas davam uma visão ininterrupta do oceano, enquanto que as portas de correr abriam espaço para a brisa do mar. Um trabalho de treliças de madeira pintadas de verde sobre as paredes cobertas de heras trepadeiras, as imagens do Titanic sugerem que a folhagem era artificial, em vez de plantas reais. Cadeiras de vime davam a ilusão de um jardim à beira-mar. O Café Verandah oferecia aos passageiros a possibilidade de encomendar refeições rápidas e também bebidas.

                              Salão de fumantes da 1ª classe

A Sala de Fumantes da primeira classe era direcionado aos homens. As paredes eram revestidas com mogno no estilo Georgiano antigo, com a aplicação de desenhos em madrepérola brilhante incrustada na madeira e luminárias de bronze dourado. A White Star Line concebeu a sala com ares modernos, eliminando a clarabóia tradicional e instalou vitrais naturalmente iluminados e vitrais iluminados por lâmpadas interiores que cobriam o duto ao redor da quarta chaminé.


                                                  Café Parisiense

O "Café Parisien" (Café Parisiense), ficava ao lado do Restaurante À la Carte. O Café Parisiense era uma inovação de luxo no Titanic.Os passageiros ali poderiam escolher as refeições do menu do restaurante, mas no Café Parisiense haviam grandes janelas panorâmicas que ofereciam vista direta para o mar, algo que nunca havia sido feito em um navio britânico antes. Em sua primeira e única viagem, o Café Parisien se revelou particularmente popular entre os passageiros mais jovens da primeira classe.

                                  Restaurante À la Carte

Os passageiros da primeira classe poderiam fazer reservas em um Restaurante À la Carte, localizado na parte final do deck B. O que começou como um pequeno restaurante no RMS Olympic um ano antes, foi expandido em dimensões no Titanic, oferecendo 140 lugares, onde o luxo e os serviços virtualmente acabou criando uma “Primeira Classe dentro da Primeira Classe”. Por padrão as refeições para todas as classes do Titanic eram incluídas no preço da passagem e os passageiros poderiam selecionar as suas refeições em um cardápio generoso, mas fixo. No entanto, no Restaurante À la Carte os passageiros poderiam escolher cada prato separadamente a partir de uma seleção mais ampla do que a seleção disponível no Salão de Jantar principal. Lady Lucy Duff Gordon, uma modista de renome internacional, escreveu sobre a experiência da refeição no restaurante: "Morangos frescos em abril, e em meio ao oceano. É estranho, porque você pensaria que estivesse no Restaurante Ritz.” (Ritz é o nome do restaurante em terra no qual o Restaurante à la Carte fora baseado). O restaurante era decorado no estilo francês Louis XV, com detalhes dourados nas paredes formadas por painéis de nogueira com guirlandas e festões esculpidos. Essas guirlandas douradas eram repetidas no teto e até mesmo nos desenhos das bordas dos pratos.

O video a seguir mostra alguns cenarios do filme Titanic de 1997 


 O video a seguir mostra alguns cenarios em miniatura do filme Titanic de 1997

 

Um comentário: